Última chance revisão do artigo 29 e quem tem direito?

Atualizado: 8 de abr.











A revisão do artigo 29 trata-se de um erro nos cálculos de benefícios por parte do INSS entre os anos de 2002 e 2009. A falha gerou uma Ação Civil Pública da qual resultou em um Acordo firmado com o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, para proceder à revisão automática dos benefícios de aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, auxílio-doença e auxílio-acidente, que haviam sido calculados errados na época. A revisão é fundamentada no art. 29, inciso II da Lei nº 8.213, de 1991, em cumprimento ao Acordo homologado no âmbito da Ação Civil Pública. Apesar do acordo estabelecer que o pagamento deveria ser efetuado pelo INSS, de forma automática, ainda existem muitos segurados que têm direito à “revisão do artigo 29”, e não foram contemplados com essa grande quantia. A revisão tem por objetivo aplicar o percentual de 80% dos maiores salários-de-contribuição integrantes do Período Básico de Cálculo - PBC, nos benefícios calculados com base em 100% dos salários-de-contribuição. A “revisão do artigo 29” contempla os benefícios que possuem Data do Despacho - DDB, entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009, data em que foram implementadas as alterações com base na nova regra de cálculo. O próximo e último lote da revisão será depositado em maio de 2022 para benefícios calculados com erro e pagos a segurados que, em 17 de abril de 2012, que possuíam as seguintes condições:

  • benefício cessado;

  • Teve erro no cálculo do benefício

  • segurado(a) que possuía até 45 anos de idade;

  • com valores atrasados de até R$ 6.000,00.

Quem tem direito à Revisão? Segurados que não tiveram a sua RMI calculada com base nos 80% maiores salários de contribuição. Em regra todos os que possuem direito à revisão já estão inseridos no calendário de pagamentos do acordo feito na ACP, porém podem buscar os valores desde já via ação individual.


➡ ✅CONHEÇA O NOSSO NOVO CANAL DO YOUTUBE - Alê inss: https://www.youtube.com/channel/UC1Aq_4ZB7KTUEmRDLMmyz_w


➡ Seja membro deste canal e participe dos SORTEIOS e GRUPO VIP! (simbólico de R$ 1,99): https://www.youtube.com/channel/UCwxuczfeN8w_fF3Zm3mXiyQ/join


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK : https://www.facebook.com/meuinsspassoapasso ENTRE nos


GRUPOS DO WHATSAPP PARTICIPE: ❤️💰👏

📡 Meu INSS ajuda #1 https://chat.whatsapp.com/Jy4T7M3FBuqDdpN4mQY2SS

📡 Meu INSS ajuda #2 https://chat.whatsapp.com/LX4eeLnROIIKGvSa1ZvHdd

📡 Meu INSS ajuda #3 https://chat.whatsapp.com/EwEHNmuFWql3ZipGDEnqNm

📡 Meu INSS ajuda #4 https://chat.whatsapp.com/GIuQJojk3c38mo7haxYBy3

📡 Meu INSS ajuda #5 https://chat.whatsapp.com/L35nzLTVlD2FW0IQNIxpIU


Se inscreva em nosso canal e nos acompanhe em nossas redes sociais para saber de tudo que acontece no mundo financeiro!



INSTAGRAM ➡ https://www.instagram.com/alexandreesusana2022/

FACEBOOK ➡ https://www.facebook.com/meuinsspassoapasso

Blog➡ https://www.alexandreinss.com/ YOUTUBE ➡ https://www.youtube.com/c/meuinsspassoapasso2022









891 visualizações6 comentários